História e características da raça
Além da beleza fora do comum, o Pastor Australiano tem várias qualidades que o tornam tao famoso. Trata-se de um cachorro muito inteligente, com boa energia e versatilidade, atributos que fazem dele não só um ótimo trabalhador, como um companheiro muito leal.
Apesar do nome, a origem do Pastor Australiano não é somente australiana, mas também norte-americana. Sua história começa no oeste dos EUA, provavelmente durante o período que ficou conhecido como a corrida do ouro, na década de 1840. Descendem de uma linha de cães de pastoreio europeus, os pastores australianos teriam vindo da região dos Pirineus, no sudoeste da Europa, entre as regiões da França e da Espanha. E foi nessa região que o povo basco passou a usar o ancestral do pastor australiano como cão pastor.
Mas então por que ele é chamado de pastor australiano?
Durante a colonização da Austrália, muitos povos imigraram para a nova terra em busca de pastagens ricas para a pecuária, e os bascos estavam entre eles. E como eles se estabeleceram ali, puderam fazer vários aperfeiçoamentos na raça, dando origem ao Pastor Australiano como conhecemos hoje.
Com o tempo, e muitas notícias sobre as riquezas encontradas no novo mundo, alguns bascos então deixaram a Australia em busca de pastos ainda mais verdes e rumaram para os EUA, mais precisamente a região da Califórnia.
Acreditando que os cães que acompanhavam seus donos eram oriundos da Austrália (e até eram, embora sua ancestralidade remonte a Europa), os fazendeiros californianos os apelidaram de pastor australiano. Com o tempo, a raça foi sendo cruzada para melhorar suas habilidades para o trabalho, mas sua popularidade só aumentou mesmo quando começou a se apresentar em shows dos circuitos de rodeio dos EUA e a aparecer em filmes, a partir da década de 1950.
O pastor australiano é geralmente usado em fazendas, como cão pastor, mas por ser uma raça muito inteligente, também pode ser cão guia para cegos e deficientes auditivos, é usado também em busca e resgate por ter um faro e agilidade super apurados, e hoje seu uso vem aumentando muito como cão de companhia, principalmente para crianças e idosos.
Características físicas
Este cão de porte médio tem expressão amigável e bastante animada. O corpo é ligeiramente mais longo do que alto, com aspecto musculoso, mas peso bem equilibrado. Sua movimentação é ágil, com passadas bem balanceadas.
O Pastor Australiano tem cores diversas. Pode se encontrar cães em colorações como preto, vermelho, além do merle com variações avermelhadas ou azuis. As marcações também fazem parte da padronização da raça e podem aparecer em pontos castanhos e branco.
Tamanho e peso:
Fêmea: 46 e 54 cm\ 16 a 25 kg
Macho: 51 e 58 cm\ 24 a 31 kg
Personalidade
O Pastor Australiano tem personalidade amigável e bastante tranquila. Apesar de ser um pouco agitado em suas atividades, ele dificilmente se mostra agressivo. Quem tem um cachorrinho deste como companhia pode perceber facilmente seus instintos de pastoreio e de guarda, além de ser sempre atencioso e animado.
Contudo, não estranhe se perceber um animal um tanto reservado em um contato inicial. O ideal é que o tutor construa uma relação de amizade e confiança com o cãozinho e fortaleça esses laços ao longo do tempo.
Convivência
A convivência com o Pastor Australiano tranquilo tem tudo para dar muito certo. Ele se apega fortemente a família e tem grande desejo de agradar os que estão ao seu redor. Outra característica forte é o sentido de alerta e proteção com os tutores.
Uma excelente notícia é que essa raça une dois traços muito importantes em seu temperamento: lealdade e inteligencia. Isso facilita o processo de adestramento do animal. Esse treinamento é muito útil para ele entender a hierarquia e disciplina em relação ao tutor.
O Pastor Australiano não costuma latir muito, uma das características que faz dele um cão tao requisitado. O animal pode vocalizar ao perceber alguma situação de perigo para seu tutor e o restante da família. Além disso, ele se dá muito bem com crianças.
Saúde e expectativa de vida do Pastor Australiano
Os pastores australianos são muito saudáveis, em geral, principalmente com os cuidados corretos e com exercícios diários.
A expectativa de vida dele é bem alta entre 13 e 16 anos, mas surpreendentemente, existem registros de um exemplar que viveu até 29 anos de idade.