História e características da raça
O nome Samoieda vem da sua herança da antiga população semi-nômade da ásia que migrou para a sibéria há mais de 1000 anos. O povo Samoieda criou uma raça que deveria servir tanto para companhia quanto para o trabalho, e que se integrassem facilmente com a comunidade e fossem resistentes para o trabalho pesado em um dos lugares mais frios e hostis do planeta.
A raça é uma das mais antigas do mundo e foi usada para atender as mais diversas necessidades da tribo, sendo usados para caçar, pastorear renas e puxar trenos. Mas talvez a sua função mais famosa era a de serem usados para aquecer os humanos, dormindo junto com eles nas noites mais frias. A sua pelagem espessa e densa proporcionava calor e conforto, principalmente as crianças.
Os Samoiedas começaram a chegar ao ocidente no seculo XVIII, exploradores ingleses encontraram alguns exemplares da raça no Ártico e retornaram a Inglaterra com eles. A rainha Alexandra se apaixonou por eles e promoveu exposições como cães de companhia da alta sociedade. O resultado foi que o povo inglês e depois o resto do mundo se apaixonou também.
Os Samoiedas foram registrados pelo American Kennel Club somente em 1906, passando por pouquíssimas alterações genéticas desde o seu descobrimento pelos ingleses. Desde então, foram utilizados para serviços de carga e trabalho de transporte, mas ganharam destaque mesmo como fieis companheiros de suas famílias humanas.
Características físicas do Samoieda
O Samoieda é um cão encantador, de médio\grande porte, dono de uma pelagem que assume variações de branco a bege claro em densas camadas. Tem um volume maior de pelos no pescoço, dorso, barriga e parte superior dos membros, o que da a impressão de estarem vestindo um casaco.
Outra característica do Samoieda é o famoso “sorriso”. Os cantos mais altos da boca do Samoieda fazem parecer que ele esta sempre sorrindo. O Samoieda também possui a cauda encaixada na parte posterior do seu quadril, com o famoso “escovão” de pelos, tipico dos cães do tipo “Spitz” que se assemelham aos lobos.
Peso e tamanho
O peso médio do Samoieda varia entre 16 a 29 kg e a altura media e de 48 a 59 cm.
Peso e altura femea: 16 a 22 kg | 48 a 53 cm.
Peso e altura macho: 20 a 30 kg | 53 a 59 cm.
Comportamento e temperamento do Samoieda
O Samoieda demonstra sua fofura não só em sua aparência, mas também no seu temperamento dócil, alegre e brincalhão. Possuindo uma verdadeira devoção por seus tutores, são do tipo que fica o dia todo acompanhando os seus tutores.
Apesar de não ser um cão que late muito, o Samoieda é extremamente comunicativo. Ele resmunga e vocaliza em sons e tons diferentes, sempre tentando chamar a atenção do tutor, seja por medo, para alertar, pedir carinho ou apenas reclamar de algo.
Interação com crianças e animais
O Samoieda é a escolha perfeita para famílias com crianças, inclusive as mais pequenas. Isso porque além de terem boa energia para gastar com os pequenos, esses cães são amáveis e gentis no tratamento com a família humana. São receptivos também com visitas e outros pets.
Para aproveitar o melhor temperamento do Samoieda, invista no treinamento e na socialização desde filhote.
Saúde e cuidados com o Samoieda
Os Samoiedas são cães muito saudáveis, raramente apresentam problemas de saúde, e com os cuidados corretos terão uma vida saudável e longa.
Os Samoiedas necessitam de exercícios físicos regulares. Por isso, reserve ao menos 40 minutos, todos os dias para caminhadas. Invista também em brincadeiras que ajude o cão a gastar energia e fortalecer o vínculo entre vocês, como lançar objetos.
Cuidados com a higiene
Banho: Por possuírem uma pelagem branca e densa, é muito comum seus tutores imaginarem que eles precisam de banhos frequentes. Porem, o Samoieda não possui as glândulas que geram o odor característicos de cães. Por isso de banho nele somente quando necessário.
Pelagem: É indicado que você escove o seu Samoieda ao menos 3 vezes por semana, para auxiliar suas fases de troca de pelagem.
Dentes: Como a maioria dos cachorros, o Samoieda pode desenvolver problemas com tártaro. Por isso, é indicado que você escove os dentes do seu cão desde filhote ao menos uma vez por semana, com um creme dental para pets